BOM PARA A SAÚDE

Publicado por em 06/11/2013 às 12h00

Foto: Reprodução

Vegetais contêm nutrientes importantes para  saúde e são uma das melhores fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos que combatem algumas doenças. O ideal é consumir pelo menos cinco porções deles por dia, lembrando que os vegetais ricos em amido (tubérculos), como milho, ervilha, batata (inglesa e doce) e abóbora contêm mais calorias do que os sem amido. Veja abaixo boas opções para o seu cardápio diário:

Nabo: O nabo é um vegetal de raiz que tem sabor amargo e picante quando ralado, podendo ser consumido com vinagre. É também uma boa fonte de quercetina. 

Feijão verde: tem poucas calorias, mas um alto teor de água e fibras, tornando-se uma ótima opção para pessoas que estão tentando perder peso ou controlar uma doença cardíaca ou diabetes tipo 2. Os feijões verdes são uma boa fonte de quercetina, um antioxidante anti-inflamatório que ajuda a prevenir artrite e perda de memória relacionada à idade.

Beterraba: é um vegetal sem amido e de baixo teor calórico, com alto teor de água e uma boa quantidade de fibras. Muitos diabéticos evitam a beterraba, por pensarem que é um vegetal rico em açúcar. De fato, em comparação a outros vegetais ela contém mais açúcar, mas contém poucas calorias e é uma boa fonte de ácido fólico, uma vitamina B e potássio, um mineral que ajuda a baixar a pressão arterial e preservar a saúde dos ossos. 

Pimentão: são ótimas fontes de vitamina C, um antioxidante que ajuda a proteger contra a artrite, osteoporose, catarata e degeneração macular, e mantém a pele, cabelo e dentes saudáveis​​. Os pimentões também contêm vitamina B6, que alguns estudos sugerem ajudar na redução do risco de doença cardiovascular. 

Pepino: vegetal de baixo teor calórico que consiste principalmente de água, tornando-se um bom complemento para sua dieta, se você está tentando perder peso.

Cogumelo: eles contêm potássio, que auxilia a baixar a pressão arterial e preservar a saúde dos ossos. Também são ricos em vitaminas do complexo B, riboflavina e niacina, que ajudam a prevenir a catarata e dores de cabeça da enxaqueca, assim como o selênio, um mineral com propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger as articulações.  

O conteúdo acima foi elaborado exclusivamente pelas nutricionistas Camila Homsi e Mariana Nakamura. 
Contato - Consultório: Tel.: (11) 6444-1760

Categoria: Saúde e Bem Estar
Tags: alimentação, alimentos, cogumelos, pepino, saúde, vegetais

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